LESSON 28

EDUCAÇÃOSITEMA EDUCACIONAL NO BRASILDiferentemente dos Estados Unidos, o sistema educacional no Brasil comporta disciplinas obrigatórias que precisam ser realizadas por todos os alunos do ensino fundamental. Nas escolas americanas, por exemplo, o aluno tem a obrigação de cursar algumas disciplinas; porém, pode escolher livremente o restante das matérias que o atrai. Na maioria das escolas brasileiras isso não ocorre. Aqui o aluno é obrigado a cursar, a partir da 5ª série, matérias como matemática, português, história geral, história do Brasil, literatura, biologia, educação física, geografia, química, física, inglês etc.

Isso não quer dizer que o ensino brasileiro seja bom. Muito pelo contrário, o Brasil tem muito a progredir na área da educação, principalmente no que se refere ao ensino público. s escolas particulares geralmente oferecem uma qualidade de ensino muito superior quando comparadas ao ensino das escolas públicas. Porém, o custo dos estudos em escolas particulares, que pode variar muito, é pouco ou nada acessível para a maioria dos brasileiros. Além disso, as escolas públicas não oferecem vagas para a totalidade de alunos que precisam estudar. Deste modo, muitos jovens ficam sem qualquer oportunidade de estudo.


Universidade de São Paulo

Os problemas relacionados à qualidade de ensino nas escolas públicas resultam de inúmeros fatores, como por exemplo: a falta de investimento do governo em educação, o baixo salário (vergonhoso!) dos professores, falta de manutenção e adequação do ambiente escolar, ausência de materiais e equipamentos, entre outros.

Muitas vezes, ao conhecermos de perto a realidade das escolas públicas no Brasil, somos tentados a perceber o heroísmo dos professores que nelas trabalham. Eles encontram disposição e força para nadar contra a corrente superando as dificuldades impostas pelo sistema.

Vocabulário:

Ensino fundamental: Middle School
Comportar: to behave
Série: grade
Cursar: to course
Ensino: teaching
Progredir: to improve, to progress
Referir: to refer
Escolas particulares: private schools
Oferecer: to offer
Custo: cost
Acessível: accessible
Vaga: vacancy
Relacionar (à): relate to
Inúmeros: countless
Investimento: investment
Vergonhoso: shameful
Manutenção: maintenance
Adequação: adequacy
Heroísmo: heroism
Disposição: disposition
Impor: to impose

Disciplinas:
Matemática: mathematics
História geral: general history
história do Brasil: Brazilian history
Literatura: literature
Biologia: biology
Educação física: physical education
Geografia: geography
Química: chemistry
Física: physics
Inglês: English

Entrando na UNIVERSIDADE

Após a conclusão do ensino médio, também chamado de colegial, os estudantes brasileiros geralmente matriculam-se em um cursinho, a fim de conquistar uma vaga na universidade.
Cursinhos são escolas que preparam o estudante para a prova do vestibular, que reúne questões atuais e históricas de todas as áreas do conhecimento. Caso o estudante passe no vestibular, ingressará no curso de graduação que escolheu.
A maioria dos cursos de graduação tem duração de quatro anos, porém há cursos que duram cinco ou seis anos, como os de psicologia e de medicina.
Depois da graduação, há uma série de opções para a pós-graduação: pós-graduação lato sensu (cursos de especialização, MBA ou equivalentes) e programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Vocabulário:

Matricular(se): to enroll (oneself)
Ingressar: to enter
Prova: test
Graduação: graduation
Pós-graduação: post graduation
Especialização: specialization
Mestrado: master
Doutorado: Phd

Falsos cognatos:
Colegial (ou ensino médio): high school
Faculdade: college

Vamos conhecer alguns cursos de graduação?

História vem do grego antigo e significa investigação. É o estudo da ação humana ao longo do tempo referindo-se a eventos ocorridos no passado.

Química vem do egípcio e significa terra. É a ciência que trata das substâncias e elementos da natureza, relevando suas propriedades combinatórias.

Física origina-se do grego e significa natureza. É a ciência que trata dos componentes fundamentais do universo, das forças que eles exercem e dos resultados destas forças.

Ciências Sociais A palavra ciência vem do latim e significa conhecimento. s ciências sociais reúnem conhecimentos científicos relacionados aos aspectos sociais do mundo humano. Diferenciam-se das artes e das humanidades, pela preocupação metodológica.

Medicina origina-se do latim e significa a arte da cura. É a área do conhecimento humano ligada à manutenção e restauração da saúde, bem como à prevenção e cura de doenças.

Direito vem do latim e significaseguir regras pré-determinadas. É o ramo das ciências que estuda o sistema de normas que regulam as relações sociais.

Psicologia origina-se dos termos gregos psique e logos, que significam alma e estudo. É a ciência que estuda os processos mentais – os sentimentos, pensamentos e razão – e o comportamento humano e animal.

Arquitetura vem do grego e significa principal construção. Trata-se da ciência que se dedica à arte ou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano.

stronomia é palavra de origem grega e significa lei das estrelas. Trata-se da ciência que procura, através de estudos e observação,  respostas aos fenômenos físicos que ocorrem dentro e fora da atmosfera da Terra.

Arqueologia vem do grego e significa o estudo do velho ou antigo. É a ciência que estuda as sociedades, podendo ser tanto as que ainda existem, quanto as atualmente extintas, através de seus restos materiais.

Ecologia tem origem no grego oikos, que significa casa, e logos, estudo. Trata-se do estudo estudo do lugar onde se vive, ou seja, das interações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente.

[contact-form-7 404 "Not Found"]
[contact-form-7 404 "Not Found"]