Descubra mais sobre a cultura brasileira lendo um pequeno trecho sobre a tradiço do: BOI BUMBÁ!
Data do século XVIII a origem do boi-bumbá, que de maneira satírica, alegre e dramática, refletia as condições sociais vividas por negros e índios no Brasil. A essência da lenda se encontra no contraste entre a fragilidade do homem e a força bruta do boi.
Recheada de histórias e brincadeiras, a festa surgiu no nordeste e disseminou-se pelos estados do norte. Tornou-se muito importante nos estados do Amazonas e do Maranho.
Tradicionalmente, inúmeras atrações acontecem durante a festa do boi-bumbá. Podemos citar como exemplo os folguedos, que so espetáculos teatrais com temas religiosos destinados ao povo; e a dança dramática bumba-meu-boi, que reúne características medievais apresentando incidentes cômicos.
Ao espalhar-se pelo país, o boi-bumbá adquiriu diferentes formas de apresentaço, bem como diversos nomes: no Maranho, Rio Grande do Norte e Alagoas é chamado bumba-meu-boi; no Pará e Amazonas é boi-bumbá ou pavulagem; em Pernambuco é boi-calemba ou bumbá; no Ceará é boi-de-reis, boi-surubim e boi-zumbi; na Bahia é boi-janeiro, boi-estrela-do-mar, dromedário e mulinha-de-ouro; no Paraná é boi-de-mouro ou boi-de-mamo; em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Cabo Frio é bumba ou folguedo-do-boi; no Espírito Santo é boi-de-reis; no Rio Grande do Sul é bumba, boizinho, ou boi-mamo; em So Paulo é boi-de-jacá e dança-do-boi.

 






[recaptcha]




No Free Email Accounts


[recaptcha]