LENDAS e CONTOS do BrasilAs lendas brasileiras so recheadas de criatividade e originalidade, marca das populações tradicionais do país. Pelo Brasil afora, os personagens modificam seus nomes e características. Porém a origem dessas histórias revela uma característica comum: foram criadas por “gente da terra”, que as aprendem ao lidar com a natureza cotidianamente.
o conhecermos as lendas africanas, indígenas e de outras populações tradicionais, aventuramo-nos em um mundo de sabedoria, fantasias, histórias assustadoras, festas, verdades, fé e descobertas admiráveis que nos permitem contemplar o mundo a partir de outras lógicas.Vamos conhecer algumas lendas?

O CURUPIRA
O curupira é um ano de cabelos de fogo e calcanhares virados para frente. Ele é um guardio da floresta, que protege as matas e os animais. Elepersegue todos aqueles que desrespeitam a natureza.
A PISADEIRA
Segundo a lenda, quando as pessoas vo dormir de barriga muito cheia, a pisadeira lhes faz uma visita. Ela calça seus chinelos e aparece no decorrer da madrugada para pisar em suas barrigas, provocando a falta de ar.
IARA
Iara é também chamada de mãe d’água. Assim como a sereia, metade de seu corpo é mulher e a outra metade peixe. Ela surge no final da tarde para atrair os homens com seu canto atraente, levando-os para o fundo das águas.
O PASTOREIRO
Conta a história de um menino negro que foi escravizado. Certa vez, ele apanhou de alguns fazendeiros ricos e foi jogado em um formigueiro.  Depois disso, ele apareceu montado em um cavalo e protegido pela virgem Maria.
O BOITATÁ
Contam que o Boitatá, conhecido no nordeste brasileiro como o “fogo que corre”, é uma cobra de fogo que protege as matas e os animais, além de perseguir aqueles que desrespeitam a natureza.
CÃO DA MEIA NOITE
Esta lenda conta sobre a história de um cachorro grande e bravo que late em frente a casa das mulheres adúlteras.
MULA SEM CABEÇA
Trata-se da história de uma mulher que teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira ela se transforma. Torna-se um animal sem cabeça que solta fogo pelas narinas e salta sem parar. Todos podem ouvir seus galopes.
O BOTO
Conta a história de um jovem bonito que encanta as mulheres, conquista-as e as leva para a beira de um rio. As mulheres que ‘caem na rede do boto’ engravidam. Porém ele, durante a madrugada, mergulha nas águas do rio, transforma-se em um boto e vai-se embora.
CORPO-SECO
Conta a história de um homem que, após sua morte, no conseguiu sair do plano material. Durante a vida foi uma pessoa muito ruim, chegando a maltratar a própria mãe. Acabou preso a terra, à beira das estradas, onde assusta as pessoas que por ali passam.
GENEROSO
É um duende que gosta de fazer trapalhadas. Ele mistura o sal com o açúcar, toca instrumentos e visita as pessoas quando esto dormindo.
MÃE DE OURO
É uma mulher luminosa que voa pelos ares e aparece para mostrar onde se encontra jazidas de ouro
VITÓRIA-RÉGIA
Uma linda jovem apaixonou-se pela lua e decidiu morar com ela, porém nao conseguia alcançá-la. Numa bela noite, viu a lua refletida nas águas de um rio. Ali atirou-se e ninguém nunca mais a viu. No local em que mergulhou nasceu uma linda planta que abre suas pétalas à noite e floresce de acordo com as fases da lua.
SACI PERERÊ
Saci Pererê é um menino negro de uma perna só que anda a saltitar. Ele carrega um cachimbo e usa um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Saci apronta travessuras, diverte-se armando confuso e acorda as pessoas com gargalhadas.






[recaptcha]




No Free Email Accounts


[recaptcha]